Fly-in

PROCEDIMENTOS PARA CHEGADA DE AERONAVES CIVIS

O Fly-In é uma atividade promovida anualmente pela Academia da Força Aérea, com o objetivo de promover a integração entre a FAB e diversos personagens do setor aeronáutico, incluindo operadores, proprietários, entusiastas e empresas, entre outros. Durante esse evento, membros da comunidade aeronáutica têm a oportunidade única de pousar suas aeronaves na AFA e desfrutar de um dos maiores eventos aéreos do Brasil, o Domingo Aéreo.

Dada a magnitude desse evento, é fundamental que todos os envolvidos no Fly-In estejam cientes dos procedimentos operacionais e administrativos para uma chegada segura e agradável à AFA.

PROCEDIMENTO OPERACIONAIS:

Procedimentos a serem seguidos antes do evento:
  • Os interessados deverão solicitar o estacionamento na AFA, até 28/08/2024 às 23h59, através do seguinte formulário:

             Clique aqui para acessar o formulário de estacionamento.

  • O preenchimento do formulário não garante a autorização para participação no evento. A organização entrará em contato através do e-mail fornecido no formulário para confirmar a autorização ou fornecer os motivos para um eventual impedimento.
  • O presente formulário abrange apenas a coordenação para participação do Fly-In, ou seja, coordenar pouso na AFA (SBYS) em aeronaves civis. 
  • Para fins de planejamento, os pousos em SBYS devem ocorrer no dia 01 de setembro de 2024, entre 07:30h e 14:00h. Devido às atrações do Domingo Aéreo, podem ocorrer esperas em voo (planejamento em relação à autonomia em voo).
  • As decolagens de SBYS devem ocorrer antes do pôr do sol.
  • Caso seja necessário abastecimento da aeronave em SBYS, os interessados devem contatar a PETROBRAS com pelo menos 24 horas de antecedência, através do telefone (19) 9 9766-1691. Conforme informações fornecidas pela empresa, o pagamento do combustível será feito via Pix, antecipadamente e sem possibilidade de reembolso, estoque ou conversão para crédito. Para mais detalhes, é necessário contatar diretamente o provedor de serviços. Vale ressaltar que a organização do Fly-In não tem vínculo com a PETROBRAS, portanto, a coordenação e disponibilidade de abastecimento devem ser tratadas diretamente com a empresa.

PROCEDIMENTOS DURANTE O VOO

  • Ao entrar na Área de Controle Terminal da Academia (TMA Academia), entrar em contato com o Controle de Aproximação da Academia (APP Academia) e informar que prossegue para pouso no Setor Echo (Pista 02R – 20L).
  • Frequências do APP Academia:
  • Setor Sul: 122,80 / 122,40
    Setor Norte: 120,40 / 119,75
  • Prosseguir para o Portão de Entrada mais próximo, e na sequência, para a posição Saturno (S 21º 59’ 04’’ / W 047º 14’ 28’’);
  • Na posição Saturno, contatar Torre Echo (Solar) na frequência 126,30.
  • Após passar pela posição Saturno (S 21º 59’ 04’’ / W 047º 14’ 28’’), siga de acordo com as Cartas de Aproximação Visual (VAC), mantendo a velocidade limitada a 120 kt no tráfego.

PORTÕES SETOR ECHO

  • SATURNO: 21º59’05’’S 047º14’33’’W
  • PALMEIRAS: 21º48149”S 047º15’06’’W
  • AGUAÍ: 22º03’14’’S 046º58’45’’W
  • CONCHAL: 22º20’04’’S 047º09’50’’W

Procedimentos após o pouso em SBYS

  • Após livrar a pista, entre em contato com o Controle de Solo do Setor Echo (Vésper) na frequência 121,70.
  • A entrada no Pátio deve ser feita apenas pela taxiway P, seguindo as orientações do Controle de Solo.
  • Os balizadores de solo guiarão a aeronave até a área de estacionamento.
  • Algumas aeronaves serão estacionadas na grama. Nesses casos, os motores devem ser cortados na pista de táxi ou no pátio. Após o corte dos motores, a aeronave deve ser empurrada até o local de estacionamento na grama.
  • Se necessário, haverá pessoal militar disponível para auxiliar no deslocamento da aeronave para a área gramada. No entanto, a responsabilidade pelo estacionamento e amarração é do operador, que deve orientar supervisionar a atuações daqueles que o auxiliarão.
  • O operador deve trazer todos os equipamentos necessários para o estaqueamento seguro da aeronave (calços, cordas, estacas e bloqueios).
  • Após a amarração da aeronave, os visitantes serão conduzidos ao 2° Esquadrão de Instrução Aérea, onde receberão instruções para acessar o Domingo Aéreo.
  • No 2° Esquadrão de Instrução Aérea, serão coordenados e informados os horários de decolagem das aeronaves para retorno (visando melhor sequenciamento das aeronaves antes do pôr do sol). Os pilotos devem cumprir o horário combinado e informar no FPL.